Campus Party 2009: Resumo de alguns assuntos já abordados

Com 4 dias de #Cparty, já consigo fazer um "levantamento" do que eu vi de melhor no Campus Party 2009 até hoje. Não fiquei o dia todo por lá, mas teve muita coisa que eu vi e que me agradou, outras nem tanto.

No primeiro dia, uma decepção: Nenhum evento, nenhuma palestra, só montagem. Pô, fazer montagem no primeiro dia de #CParty não dá né. Fora os crachás, que a maioria não estavam prontos e tinha uma fila gigante para fazer.


Mas no primeiro dia, tive duas gratas surpresas. A primeira foi o Stand da Telefónica que mostrava a TV 3D que ela "futuramente" vai comercializar em São Paulo. Essa TV 3D usa a tecnologia WOWvx. A tecnologia WOWvx da Philips são pequenas lentes que cobrem cada um dos milhões de subpixels vermelhos, verdes e azuis que compõem uma tela LCD ou de plasma. As lentes fazem cada um dos subpixels projetar luz em um dos nove ângulos diferentes que saem da frente da tela.

Para quem não viu como é a textura da tela, imaginem aqueles "hologramas" que vinham antes nas revistinhas em quadrinhos em que os personagens se mechiam conforme você balançava a revista... mais ou menos por ai. Infelizmente, nenhuma camera fotográfica consegue registrar o efeito, porque precisamos de 2 fontes filmando a mesma coisa, pois é transmitido uma imagem normal e outra apenas com o branco de profundidade... tanto que se fecharmos um dos olhos, a imagem fica igual a uma TV normal. A Telefónica que desenvolveu o software do codificador que está sendo usado na #CParty e também uma DLL para Windows, para fazer alguns jogos "saltarem" da tela também, eles estão testando com o Flight Simulator 2004 em parceria com o pessoal da "Simulação", que estão com diversos cockpits de Flight Simulator. ANIMAL

A segunda grata surpresa foi o Stand da editora Abril, que digamos, estava totalmente abarrotado, pois algumas mulheres pobres, daquelas que andam sem roupa e saem em reportagens de revista estavam por lá.

clique para ampliar...
seu nerd :D

Essa jogada da editora Abril foi muito esperta... viu que a feira ia ter muitos "garotos de 17 e poucos anos" que vivem pregados em sites, digamos, com diversas dessas garotas e mandou as meninas para lá. É muito engraçado você ver a molecada com cara de Nerd, que com certeza entram em chats com o perfil de "alto, moreno, forte" chegar perto das meninas, abraçarem, darem um beijinho e tirar foto.... COMÉDIA !.

Mas convenhamos, mas meninas são bonitas ao extremo.

Na quarta feira, tivemos a ilustre visita de nada mais nada menos que Jon "Maddog" Hall, diretor-executivo da Linux International, que fez teve um momento saudosista, relembrando os primordios do S.O, contando varias histórias.


Ele falou também do crescimento do uso do linux na última década inclusive por grandes corporações, como a IBM, ele também salientou a importância de um software livre em órgãos governamentais. “É uma questão de segurança. Os governos de vários países não confiam em softwares desenvolvidos por outras nações. Por isso é tão importante ter o código aberto, para que você possa ter o controle daquilo que está usando”.

Outro assunto abordado por ele foi o desafio do aumento de usuários comuns do linux: O futuro é animador. Temos milhões de pessoas com computadores, que não têm condições de pagar por um software da Microsoft, por exemplo. Aí é que entramos nós, com um software livre, a custo zero, mas não por isso de menor valor”, claro que falando também que 80% dos supercomputadores do mundo utilizam Linux e que isso com certeza é um incentivo para o uso doméstico.

Fora o chamado "Desafio Maddog Campus Party 2009", que nada mais é do que um concurso para criar músicas e vídeos multimídia usando ferramentas de Software Livre, formatos livres e sob licença Creative Commons. Esta iniciativa, permite aos campuseiros usar sua criatividade para ganhar badulaques, ao mesmo tempo que ensina sobre o uso de ferramentas e técnicas de software livre.

Teve também a palestra do Pau Garcia-Milà, criador do eyeOS, m sistema operacional web (software livre), para fazer frente a futuros projetos da Microsoft. Muito boa a palestra e a apresentação do software. Vou baixar para testar...

Hoje, quinta-feira foi um dia bem movimentado, ocorreram palestras sobre a introdução do MySQL, introdução ao Java Card, entre outra... Ha... teve a "palestra" sobre o VirtualBox, que das que eu vi, foi a pior sem sombra de dúvida. A pessoa que ministrou não tinha segurança nenhuma e muito menos didatica... e como falou besteira. Uma delas foi: "Demora pelo menos 30 minutos para instalar o VirtuaBox". Será que ele estava instalando em um PC XT ?

Teve diversas apresentações do povo da Simulação, demonstrando como voar em simuladores de voo... show de bola einh Ferragi !

Outra que não posso deixar de falar, foi da palestra do Gilberto Gil chamada: "Tecnologia - Da Tropicália à Banda Larga".

Ele confessou que tinha medo da tecnologia: “Quando o homem chegou à lua, fiquei preocupado de que ela perdesse parte de seu encanto, já que passou a estar ao nosso alcance”

Com confessou que com o tempo, notou que “a tecnologia está a serviço do bem-estar da humanidade” e cantou a música composta por ele “Pela Internet” que fala da boa convivência entre homem e máquina.

Entre uma música e outra, tocada em seu violão, Gil soltou: “Um dia, as máquinas vão se tornar autônomas e serão as herdeiras do legado dos homens na Terra, capazes de se reproduzir e desenvolver sem nossa presença” ... ele deve ter ficado traumatizado assistindo matrix :D

Foi praticamente um pocket show da #Cparty, muito bom :)

Aqui tem um vídeo de um pedaço da palestra



Teve a palestra do Tim Berners-Lee, o "pai" da internet. Essa eu não acompanhei, mas aqui tem um resumo do que foi falado: http://www.clubedohardware.com.br/blog/247

Ano que vem vou reservar a semana toda para assistir a todas as palestras, pois provamos que podemos (Brasil aKa São Paulo) fazer um evento sobre tecnologia em que todas as tribos tem voz.

Amanhã não irei na #Cparty, mas Sábado e Domingo estarei lá para acompanhar toda a programação.

Site oficial da Campus Party 2009 - http://www.campus-party.com.br
eyeOS - http://www.eyeos.org


Comentários

Anônimo disse…
Humm... Até que parece legal o esquema, vai. Se tivesse por ai talvez até valeria uma visita.